quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Exemplo que dá certo

Ontem pela manhã visitei a Escola Municipal João Guimarães Rosa, que fica no bairro de São Pedro em Juiz de Fora. Fui lá, porque descobri por meio de um amigo da Secretaria Municipal de Educação que a escola já foi até premiada por conta de seu projeto de educação ambiental que é realizado desde 2005.

O caminho até a escola é longo. Optei pela bicicleta como meio de transporte e previ (pelo Google Maps) que daria mais ou menos 3,5 km de percurso. Mero engano! Pedalei mais ou menos 5 km e ainda errei o caminho chegando até a BR 040. Mas tudo bem, valeu muito depois que cheguei no destino.



A escola é bastante simples, possui aproximadamente duzentos alunos que cursam o ensino fundamental funcionando de manhã e de tarde. Fica numa área afastada da cidade, próxima à uma represa e bem no meio de uma área bastante verde.



Durante todo o ano é realizado na escola um projeto de educação ambiental que funciona de forma independente do calendário da Secretaria de Educação e é organizado pelos próprios alunos e professores. Em 2008 o projeto começou em abril e seguiu até o fim do período letivo.

Para entender mais sobre o projeto conversei com a diretora da escola, Sr. Sandra Helena. Depois, também tive a oportunidade de bater um papo com a professora de Ciências Regina Gomes e com a aluna Vanessa Silva, de 15 anos.

Um detalhe que achei de fundamental importância, foi que, por meio de reuniões, os representantes de classe reúnem-se com a diretora da escola para sugerir assuntos que gostariam que fosse discutido em sala de aula durante a execução do projeto. Essa prática tem funcionado bastante e feito com que os alunos fiquem mais interessados pelo que é abordado nas diversas disciplinas. Já os professores realizam mensalmente encontros pedagógicos onde definem como os assuntos serão colocados nas suas respectivas disciplinas.

Os pais também participam do projeto, seja por sugestões, seja pela participação em cursos que são realizados aos sábados. Da última vez, uma nutricionista convidada explicou como transformar sobras de alimentos em novos pratos.



O projeto da escola é muito interessante e inclui excursões, exibições de filmes, palestras, concursos de desenhos e redação entre outros. Pude notar grande entusiasmo por parte dos entrevistados quando conversávamos sobre o projeto. É algo que tem dado tão certo que motiva a todos.



Como boa parte das escolas públicas, essa também sofre com alguns problemas que incomodam o dia-a-dia dos professores, funcionários e alunos. A área não possui saneamento básico, alguns moradores do entorno e a própria escola possuem fossa. No entanto, o recolhimento por parte da Prefeitura não é feito regularmente e quando acontece exala um grande mau cheiro.

De qualquer forma, mesmo com dificuldades ainda maiores, a iniciativa tem gerado muitos resultados positivos. Segundo a diretora, já é possível notar a mudança na percepção dos alunos sobre o meio ambiente em que estão inseridos, "até o pátio da escola ficou mais limpo depois do projeto!", comenta.

Agradeço à escola por ter aberto suas portas para o nosso blog. E também ao pai da aluna Vanessa que permitiu que seu depoimento fizesse parte do nosso vídeo.

Não postei ontem, pois fiquei muito entusiasmado com o projeto e passei o resto do dia editando o vídeo. Amanhã colocarei aqui no blog, faltam só alguns ajustes!

Fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário